segunda-feira, 15 de novembro de 2010

SÓ NO IMPROVISO: BOLO DE CENOURA


Meu sobrinho, Bento, fez 1 mês ontem. E é claro, que não podia faltar um bolinho para o parabéns. Já ia ter cachorro - quente, pastinha de atum, torradinhas......, mas, o bolo ainda não tinha sido decidido, já estava quase na hora e me ofereci para fazer o bolo, aí que entra o improviso, que bolo fazer assim em cima da hora? O famoso BOLO DE CENOURA COM COBERTURA DE CHOCOLATE. Até porque esse bolo a mãe do Bento, Zô, adora!!!!
Bem, pequei essa receita no site do Edu Guedes, então anotem aí:
Ingredientes:
3 cenouras médias picadas
1/2 xícara (chá) de óleo
1/2 xícara (chá) de açúcar
4 Ovos
2 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo peneirada
1 colher (sopa) de fermento em pó
Como faremos:

Bata, no liquidificador as cenouras, o óleo, o açúcar e os ovos até que fique homogêneo. Despeje em uma tigela ( eu bati na batedeira) acrescente e misture a farinha de trigo aos poucos e o fermento. Coloque a mistura em uma assadeira untada e enfarinhada e leve para assar em forno médio (180ºC) preaquecido por cerca de 40 minutos ( no meu ficou 1 hora) ou até que fique dourado.Prontinho.
Para a calda, vou colocar abaixo a receita do Edu também, mas eu não acertei fazer, não sei se foi a pressa ou se eu que não consegui mesmo, então fiz um brigadeiro mole e coloquei em cima do bolo. Minha filha, fez os corações (no cortador) com pasta americana e colocou no bolo.Mas aí vai a calda, quem fizer, por favor, me dêem as dicas de como acertar.
5 colheres (sopa) de açúcar
3 colheres (sopa) de chocolate em pó
1 colher (sopa) de leite
1 colher (sopa) de manteiga
Em uma panela, coloque todos os ingredientes e leve ao fogo, mexendo sem parar, por cerca de 10 minutos no fogo médio ou até que fique cremosa. Despeje a calda sobre o bolo assim que sair do forno. (Boa sorte!!!)
Ahhh, voltando falar do aniversariante do dia, esperamos ele acordar para cantar parabéns e ele muito educadinho, ficou quietinho ouvindo. Acho que ele gostou da bagunça. E o bolo ficou uma delícia.
Beijos e até....

9 comentários:

  1. E que lindo ficou amiga,mesmo lindo parabéns pelo 1 mêsito do pequeno,bjokinhas

    ResponderExcluir
  2. Olá, que delícia! Aqui em casa festejamos todos os meses até as crianças completarem um aninho. Haja bolo...e criatividade...rs. Tenho dois filhos uma de 7 anos e outro de 1 ano e 6 meses e guardei todas as velinhas. A gente tem que comemorar mesmo, porque esses anjinhos crescem muito rápido.
    Bjs, Ci.

    ResponderExcluir
  3. Que delícia! Estamos em comunicação de almas! (caramba, acho que peguei pesado! rsrs)
    Também fiz bolo de cenoura no feriado, e fazia uns 2 anos que não fazia!

    Posto qualquer hora dessas!

    Beijo, amiga!

    ResponderExcluir
  4. Bolo de cenoura, é sempre um sucesso!
    O seu ficou maravilhoso, com a cobertura caprichada de chocolate.
    Parabéns para o sobrinho!
    beijos

    ResponderExcluir
  5. Também achei lindo esse bolo! Super amarelinho, parece delicioso!

    Parabéns pro Bentinho, que não pode sequer comer um pedacinho!

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi...
    Fazer a calda é super simples....
    Eu chamo de calda de minuto.
    Primeiro coloco a menteiga com o açucar na panela e espero derreter depois, adiciono o chocolate. vou adicionando o leite aos pouco. vc pode deixar a panela no fogo o tempo necessário ate engrossar.
    uma dica bem legal e q eu costumo usar é reduzir a quantidade do leite e adicionar creme de leite.

    Espero que tenha ajudado...

    Seu blog eh incrivel... Bjossssss

    ResponderExcluir
  7. Meninas,

    Obrigada pelas dicas, amei!!! Prometo tentar fazer a cobertura MaryKay.
    Beijos,

    ResponderExcluir
  8. hummmmm, é meu bolo favorito!!! Como diz minha mãe....é saudável também, praticamente salada! hauhauhauah

    bjs,

    ResponderExcluir